terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Inflação dos alimentos é maior do que o aumento dos salários

Nos últimos três anos a inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou um aumento de 19,28%. Para repor o poder aquisitivo dos trabalhadores o salário mínimo foi reajustado em 26,68%, para o mesmo período. Esse índice representa a reposição da inflação do período mais um ganho real de 6,20%, o que representa o crescimento acumulado da economia nos anos anteriores.

Até aí tudo parece maravilhoso, pois o salário mínimo está apresentando ganhos reais. Mas só parece.

O índice de inflação é geral e quando efetuamos uma análise dos diversos serviços e produtos que o compreendem identificamos algumas distorções que prejudicam aqueles trabalhadores que ganham até três salários mínimos.

Para exemplificar pegamos somente o grupo alimentação e bebidas e a evolução dos preços neste mesmo período. Este grupo teve um aumento de preços de 28,75%. Portanto acima do aumento dos salários.

A alimentação no domicílio, que compreende os preços dos produtos adquiridos nos mercados para fazer os alimentos em casa, subiram 26,86% e a alimentação fora do domicílio, para aquelas pessoas que fazem suas refeições e lanches em restaurantes e lanchonetes, subiu 32,34%.

Considerando que o peso do grupo de alimentação e bebidas nas despesas das famílias é de 23,12% e considerando que este grupo teve uma inflação maior do que a média do indicador, podemos afirmar que as famílias deixam de consumir outros bens e deixam de contratar outros serviços para garantir o sustento da família, uma vez que os preços dos alimentos cresceram mais que os salários.

E tudo indica que essa tendência não deva se reverter tão cedo. 

Com isso podemos concluir que a atual política econômica do governo federal está afetando a todos, indistintamente, e de forma mais cruel as famílias mais pobres de nosso país.

0 comentários:

Postar um comentário