segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A inflação é mundial, sim. Mas...

Pela vigésima oitava semana consecutiva o Relatório de Mercado divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) apresenta expectativa mediana de aumento da inflação no Brasil. No relatório divulgado nesta segunda-feira (18/10/2021) a mediana de 132 instituições que responderam a questão para o Bacen indica uma expectativa de inflação (medida pela IPCA) para este ano de 8,69%. No acumulado de 12 meses o IPCA já apresenta 10,25%, com base em setembro.

É claro que em defesa de sua política o governo apresenta em sua retórica que a inflação alta neste ano é um fenômeno mundial por conta da pandemia. É verdade: a inflação mundial não é culpa do governo brasileiro. Está ocorrendo inflação acima das médias no mundo todo. 

No Estados Unidos a inflação também está preocupando os americanos. Se a inflação americana se mantiver na mediana do que já foi realizada no ano o acumulado poderá atingir 6,5%. Portanto, os americanos e o resto do mundo estão sofrendo com a inflação. Isto é fato.

Mas também é fato que a nossa inflação está muito elevada, bem acima do observado em muitos países desenvolvidos ou com a relevância comercial do Brasil. Isto se deve, basicamente, aos efeitos do câmbio nos preços, principalmente nas commodities. Não precisa fazer nenhuma mágica para conter a inflação, até porque isto é pouco provável que se consiga. Mas poderiam ter um política econômica que evitasse a forte desvalorização de nossa moeda. Assim, os preços poderiam estar, pelo menos, 30% mais baixos.

0 comentários:

Postar um comentário