quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O que o trânsito de Apucarana precisa? Mais fiscalização

No trânsito de Apucarana é comum presenciar veículos estacionando indevidamente em vagas para idosos e para deficientes físicos, parando em filas duplas nas praças, interrompendo o fluxo de veículos nas principais vias para alguém descer, furando sinais, não respeitando as faixas de pedestres e abusando da velocidade, entre diversas outras situações que colocam em risco o direito das pessoas e, principalmente, a vida. Tem que melhorar a fiscalização.

Lembro com clareza de quando foram instalados os radares eletrônicos na Avenida Minas Gerais. Surgiram muitas críticas à administração municipal. A afirmação dos insatisfeitos era que a prefeitura estava montando uma “indústria de multas”. Por várias vezes afirmei: quem não quer ser multado tem que respeitar as normas de trânsito.

Alguns podem dizer que é exagero ou que devemos ser tolerantes com alguns abusos no trânsito. Ora, segundo Comte-Sponville em seu livro “Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”, tolerar é se responsabilizar. Tolerando as imprudências no trânsito passamos a ser, no mínimo, coniventes com as consequências delas.

No jornal Folha de São Paulo de 10/01/1999, o escritor israelense Amós Oz, fez uma pergunta bem atual: "A tolerância deve se tornar intolerante para se proteger da intolerância?". Dentro da mesma linha o filósofo austríaco Karl Popper desenvolveu o "paradoxo da tolerância" afirmando que "se formos de uma tolerância absoluta, mesmo para com os intolerantes, e se não defendermos a sociedade tolerante contra seus assaltos, os tolerantes serão aniquilados, e com eles a tolerância".

A impunidade parece imperar no trânsito apucaranense. Isto significa que estamos sendo muito tolerantes.

Se para Raul Seixas e para os Titãs a “solução é alugar o Brasil”, para o problema da absoluta falta de respeito e de educação no trânsito apucaranense a solução é fiscalizar e punir quem infringe as leis.

Tomei conhecimento de noticias que a Prefeitura Municipal de Apucarana irá abrir concurso para contratar agentes de trânsito para aumentar a fiscalização. É uma ótima notícia. Só que, infelizmente já começaram as críticas alegando que o objetivo é somente aumentar a arrecadação através das multas. Novamente tenho que discordar. Se tivermos que criticar é pelo fato da demora dos gestores públicos municipais tomarem esta medida.

Se os motoristas infringem as normas de trânsito estabelecidas tem que ser multados, sim. Acredito que todas as pessoas querem dirigir com segurança no município e que todas as pessoas querem caminhar pelas vias públicas e não correr riscos de serem feridos por algum imprudente ou idiota conduzindo uma moto ou um carro.

Quem sabe a prefeitura, com a contratação dos agentes de trânsito, resolva também acabar com o contrato do estacionamento rotativo. Isso seria muito salutar para a sociedade local.

0 comentários:

Postar um comentário