domingo, 20 de março de 2016

Game over

O governo Dilma acabou! A credibilidade não existe e a sociedade brasileira não pode continuar sofrendo as consequências negativas que a inércia deste governo está causando na economia. Isto mesmo, não estou falando de política e nem de corrupção. Estou falando de economia.

Desde o primeiro ano de seu mandato até o final deste ano, a economia crescerá algo em torno de 1,3%. Muito pouco para um país com tantas necessidades e desigualdades. A política econômica do governo Dilma é nula e agora se coloca refém dos desejos do ex-presidente Lula que, para assumir um cargo de ministro, exigiu uma política econômica mais “frouxa”, com relação ao ajuste fiscal e focada na retomada do crescimento. Em outras palavras, a intenção era a de promover a retomada do crescimento econômico, por meio da manutenção ou crescimento do gasto público.

Isto seria um grande erro, pois as contas públicas não suportam mais déficits e, portanto, necessitam de um ajuste de choque e não gradualista. O tempo para lançar mão de políticas de ajustes gradualistas já passou há muito tempo, agora as medidas devem ser firmes e, infelizmente, será uma solução muito “amarga” para a sociedade, principalmente, para os assalariados. Porém, é uma solução que poderá colocar os fundamentos da economia brasileira nos rumos do crescimento, num horizonte de tempo mais curto, talvez daqui uns 3 anos.

O governo da presidente Dilma é um verdadeiro zumbi, como no seriado “The Walking Dead”. Quanto mais tempo perdurar, maior será o dano para a economia. Até porque não se vêem alternativas viáveis para solução dos problemas econômicos atuais, sem conflitar com as ideologias retrógradas da militância que apoia este governo.

O desempenho fraco da economia é causado pelo descaso e irresponsabilidade na condução da política econômica, pois, quando Joaquim Levy estava no Ministério da Fazenda, ele estava propondo tais políticas, mas foi rechaçado pela militância.

Mas “vão-se os anéis e ficam os dedos”. A economia brasileira irá retomar o crescimento sim. Porém, a forma com que for conduzida a política econômica é que vai determinar quanto tempo isto levará e quais os danos que os trabalhadores sofrerão. Seguindo o atual curso, a renda per capita do brasileiro sairá de US$ 13,2 mil, em 2011, para US$ 6,5 mil ao final de 2016. Isto por si demonstra o quanto estamos sofrendo. Somam-se a isto o aumento do desemprego e a manutenção da inflação em níveis elevados, daí teremos um composto explosivo para todos os brasileiros.

Se o governo está morto e o cadáver já cheira mal, enterrem-no de vez. Se isto não acontecer sofreremos ainda mais. Não acredito que teremos brasileiros chorando no seu sepultamento.

0 comentários:

Postar um comentário