sábado, 13 de agosto de 2016

Reflexão sobre o aumento da alimentação

A inflação acumulada nos últimos 12 meses, de agosto de 2015 a julho de 2016, medida pelo IPCA do IBGE, foi de 8,74%. Nos sete primeiros meses de 2016 o acumulado é de 4,96%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a inflação para famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos mensais.

Neste contexto inflacionário o grupo de produtos de alimentação e bebidas apresentou acumulado nos últimos 12 meses de 13,56%. Já os produtos para alimentação no domicílio registrou um aumento de preços de 16,00% nos últimos 12 meses.

Contrastando com o aumento dos preços da alimentação no domicílio está a opção de efetuar as refeições e lanches fora, principalmente para as pessoas que trabalham fora e precisam incorrer em despesas com transportes. Nos últimos 12 meses efetuar as refeições e lanches fora do domicílio ficou 9,06% mais caro, bem abaixo do índice apurado para a alimentação no domicílio.

O transporte ficou 6,63% mais caro nos últimos 12 meses, sendo que, no mesmo período, o transporte público aumentou 9,40%, o taxi 7,36% e os combustíveis 11,96%.

Neste contexto as pessoas que trabalham fora de casa devem avaliar se está compensando retornar para o domicílio para fazer as suas refeições. Tal análise tem que considerar todas as despesas envolvidas bem como o custo relativo do tempo gasto para deslocamento que poderia ser utilizado em outras atividades. Também deve se considerar o desperdício causado pela produção dos alimentos em casa. É possível que as pessoas estejam tendo que jogar fora alimentos que foram feitos e não consumidos, como resto de arroz e feijão que não foram consumidos, café que esfriou na garrafa, etc.

Passear, ir na academia ou mesmo descansar no horário que sobrará nos intervalos de almoço pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida, além de poder estar gastando menos.

Vale uma reflexão.

0 comentários:

Postar um comentário