domingo, 16 de outubro de 2016

Missionários do Povo

Aos eleitos em 02 de outubro, parabéns. Foi uma campanha curta, porém ficou nítida a aprovação do atual prefeito e a vontade de renovação no Legislativo Municipal. Houve, sim, muita gasolina, churrasco e cerveja, porém a população não se deixou seduzir e demonstrou que a parcela submersa de nossa sociedade não foi capaz de colocar o conjunto sob o julgo de oportunistas que tratam a coisa pública como privada. Como coisa privada.

Nos últimos anos a arrogância e a truculência de alguns foram observadas e avaliadas pelos eleitores conscientes que votaram com responsabilidade e coragem. Com efeito, a renovação na Câmara de Vereadores de Apucarana foi robusta.

Da mesma forma, a sociedade apucaranense não se omitiu, portanto não irá “arder no lugar mais quente do inferno”. Algumas pessoas podem dizer que as abstenções nas eleições municipais foram altas e que isto tira a legitimidade dos eleitos. Bobagem. Foram votar aqueles que puderam e quiseram. Quem não foi votar não fez a menor diferença. O que importa é que em 2017 teremos um novo Legislativo Municipal.

Ao prefeito reeleito cabe continuar o trabalho, que foi vigorosamente aprovado pela sociedade apucaranense, acrescido de mais transparência e de uma maior facilidade de acesso a informação, uma vez que tais legislações não foram regulamentadas em nosso município.

Ao novo Legislativo Municipal, poder fundamental e independente, que agora recebe “sangue novo” e com boa qualificação, recai grande esperança de que todas as funções típicas do legislativo passem a ser desempenhadas pelos novos edis. Pelo princípio da soberania popular, que escolheu seus representantes, os eleitos passam a deter mandatos eletivos com autonomia. Porém tal autonomia não pode afrontar a soberania popular, onde os cidadãos são os verdadeiros detentores dos desejos, aflições, necessidade e ansiedades que devem ser auscultados pelos vereadores e reverberados na concepção de leis e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.

Com efeito, o Observatório Social de Apucarana apresentou proposta de compromisso eleitoral dos candidatos a vereadores com a sociedade apucaranense. No documento os candidatos firmam o compromisso de que, se eleitos, irão cumprir fielmente com as suas funções. Seis eleitos assinaram o documento.

Com isto, a esperança ressurge no novo legislativo apucaranense. Agora eles são os “Missionários do Povo”. Esperamos, sinceramente, que não nos decepcionem e que atuem como verdadeiros fiscais na boa aplicação dos recursos públicos e que garantam a transparência e o acesso à informação na Câmara de Vereadores e no executivo municipal.
Assim como na música da banda Biquini Cavadão, os nossos missionários não podem continuar “proliferando ódio e destruição”, devem agir com serenidade. Não podem vir de todas as partes, mas irem “prá lugar algum”. Devem proliferar, sim, o respeito aos cidadãos, que são os verdadeiros donos de seus mandatos, e suas ações e comportamentos devem ser no sentido de buscar uma sociedade cada vez mais justa, inclusiva e fraterna.

Todos iniciam seus mandatos com o título de “representantes do povo”, porém a manutenção deste predicado irá depender de suas ações e de seus comportamentos. Tenham a certeza de que a sociedade estará avaliando, constantemente, seus desempenhos.

0 comentários:

Postar um comentário