domingo, 25 de fevereiro de 2018

A ponta do iceberg


O povo brasileiro é muito pacato. Tão pacato que praticamente não reage a quase nada. Nosso país está sucumbindo por conta de tanta corrupção e não movemos nenhum fio de cabelo. Acredito que todos estejamos esperando por um super-herói, daqueles das histórias em quadrinhos, tipo: Os Vingadores, Agentes da SHIELD, Arrow, Raio Negro ou coisas do gênero. O Chapolim Colorado não poderá nos defender desta vez. A corrupção é tanta que chegamos a estranhar que ainda não tenhamos virado uma Venezuela, onde o seu povo está passando fome e tentando fugir das garras de um governo que atingiu a hegemonia política através da imposição das armas e da corrupção.

Hegemonia que todos os nossos políticos sonham e poucos tem a coragem de anunciar tal desejo. Quando o país descobriu o "esquema PC Farias" do governo Collor, a maioria dos brasileiros ficou escandalizada. Como seria possível pessoas ligadas à administração pública terem a coragem e a ousadia de desviar tanto dinheiro e de receber tanta propina? Como éramos inocentes.

O mensalão, que foi capitaneado por assessores e apoiadores do governo do presidente Lula veio romper com a memória permanente de que nossos políticos são autoridades e que eles desejam o bem da população. Antigamente haviam pessoas que acreditavam em políticos como Adhemar de Barros que popularizou o jargão "rouba, mas faz". Que dizer dos eleitores que elegeram tantas vezes Paulo Maluf e tantos outros que já morreram política ou carnalmente?

Exemplos não nos faltam de políticos corruptos. O que dizer de nossos Sarneys, Jucás e Calheiros? Que sobrevivem há décadas no comando político de nosso país e sequer tem seus processos julgados pelo nosso judiciário?

Na história recente de nosso país foi desencadeada a mundialmente famosa "Operação Lava-jato" que está conseguindo levar empresários e personalidades políticas para a cadeia. Tal operação já está sendo alvo de muitos grupos políticos e corre o risco de acabar. Mas ela está persistente e dentro de seu escopo começa a atingir governos até antes considerados "imexíveis" ou "inatingíveis". A nova fase da operação levou para a prisão, mesmo que temporária, pessoas ligadas a governos considerados de direita, que sempre se opuseram aos governos tidos como "populares", mas que também se demonstraram como sendo corruptos.

Na verdade, a sensação que o povo brasileiro deve estar tendo é como aquela máxima adaptada de que "corrupto é igual trouxa raleia, mas não acaba". É isto mesmo, já não dá para acreditar em políticos. A experiência brasileira já extrapolou todas as formas de empirismo e podemos concluir, como há muito tempo ouvimos dizer, que quase todos que entram para a política acabam sendo corrompidos pelo sistema.

É lamentável. Nosso país tem tantas fragilidades. Tantas pessoas que necessitam de políticas públicas. Só que não são atendidas. E por quê? Porque alguns grupos políticos saquearam os cofres públicos. Porque, com o objetivo de ganhar apoio e votos, alguns espertalhões endividaram ou comprometeram as finanças públicas. Agora o país está travado. Governos federal, estaduais e municipais não conseguem fazer mais nada. Muitos não conseguem sequer pagar a folha de pagamento mensal. E o povo fica com uma "banana".

E não deve parar por aí. O que antes achávamos que era exceção, agora é regra. O que divulgam sobre desvios e roubos de dinheiro público pode ser somente a "ponta do iceberg". Também acredito que os esquemas de corrupção existentes em nosso país devem ser dos mais grandiosos do mundo. Resta saber quando nossos super-heróis chegarão para dar um pouco de esperança para este povo tão sofrido.

0 comentários:

Postar um comentário