domingo, 27 de maio de 2018

Desacorrentando Prometeu


A sociedade brasileira precisa ter o seu Prometeu. Segundo a mitologia grega, Prometeu foi um titã que ajudou a humanidade ao perceber que após a criação do homem ainda lhe faltava algo, o conhecimento, que é representado pelo fogo de Zeus, o deus dos deuses. Assim ele o roubou de Zeus e ofereceu aos seres humanos.

Zeus se vingou de Prometeu determinando que o acorrentassem numa pedra onde, diariamente, uma águia vinha lhe comer o fígado, que se regenerava e este processo se repetiria pela eternidade.

A sociedade brasileira está sendo oprimida pela incompetência, irresponsabilidade e individualidade dos agentes políticos. A crise econômica, causada pelo desajuste fiscal dos governos, e a crise política poderiam ser evitadas se os gestores públicos agissem com mais ética e representassem, verdadeiramente, os desejos da população. Mas na prática sempre agiram de acordo com suas conveniências e interesses deles e de grupos de apoio, que não representam o conjunto da sociedade.

A paralisação nacional do setor de transportes, independentemente do debate acerca de ser ou não um locaute, reproduz a insatisfação de todos com a forma com que os políticos tratam a coisa pública há muito tempo.

Foi preciso uma ação enérgica de um conjunto da sociedade às vésperas de uma eleição para que os políticos pudessem “se mexer” e buscar alternativas para redução do preço dos combustíveis. E é uma reivindicação factível, pois o preço dos combustíveis refletem nos preços de todos os produtos e serviços e massacra o brasileiro comum que tem o seu poder aquisitivo corroído pelas altas dos preços de produtos essenciais.

Como num passe de mágica o governo aparece com alternativas para abrandar os impactos da paralisação e indica alternativas para convencer os trabalhadores em transporte a se desmobilizarem. Mas não podemos deixar de enxergar as propostas e os movimentos de nossos políticos com as lentes da verdade. A Petrobrás aceitou dar um desconto de 10% no diesel nas refinarias por 15 dias e o governo financiará o desconto por mais 15 dias. E depois dos 30 dias? O diesel volta aos preços de hoje?

Também foi acordado reduzir a zero a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) para o ano de 2018. E em janeiro de 2019 ela voltará?

Os preços dos combustíveis passarão a ter reajustes de mercado mensalmente ao invés de diariamente, mas continuarão sendo reajustados. Porém o governo federal se comprometeu a efetuar compensações financeiras à Petrobrás para garantir a sua autonomia, mas esta compensação sairá dos impostos que a sociedade paga para receber serviços públicos, que por sua vez serão reduzidos para compensar os lucros da Petrobrás.

A impressão que nos dá é de que o governo federal e os políticos estão organizando uma “operação abafa” para esfriar as manifestações e insatisfações da sociedade para com as suas formas de atuação. Só que estas mudanças não são perenes. Elas deixarão de ter num futuro próximo os seus efeitos práticos do momento, passando a ser meramente psicológicos. Precisamos de mudanças robustas, efetivas e sustentáveis, não paliativas.

O gigante que estava adormecido e recentemente acordou agora tem que agir com conhecimento, de forma esclarecida e consciente. Precisamos desacorrentar o Prometeu para que ele distribua o fogo de Zeus a todos os brasileiros que irão votar neste ano.

Temos que nos libertar desta penedia e deixar de ficar expostos à fúria das tempestades das vontades de nossos políticos. Eles que devem estar expostos à vontade do povo. Os caminhoneiros estão certos, a eles nosso apoio e solidariedade.


0 comentários:

Postar um comentário