sábado, 26 de julho de 2014

Imbecis ao volante

Diariamente acontecem absurdos no trânsito das cidades protagonizados tanto por motoristas/motociclistas quanto por pedestres. Vamos, por hora, deixar de lado os ciclistas e skaitistas deste comentário.

Em Apucarana isto não é diferente. Basta ficar próximo a uma via pública movimentada por alguns minutos que poderemos testemunhar verdadeiros descalabros acontecendo. Um exemplo simples que podemos repercurtir é o comportamento de alguns motoristas quando estão saindo da cidade pela avenida Brasil ao se depararem com o semáforo do acesso à Cidade do Trabalho e bairros. Muitos veículos, como forma de evitar parar no semáforo "cortam caminho" pelo acesso aos bairros, ou seja, usam o sentido de quem vai adentrar para os bairros, só que seguem reto e saem novamente na avenida desviando, assim, do sinaleiro.

Essa prática, acredito, é usada por motoristas que se julgam "espertos", pois não estão parando no sinaleiro e adiantam (ou recuperam) o tempo de seu deslocamento. Também deixam uma impressão de que quem não faz isso é um trouxa, pois parou no semáforo e terá que esperar.

O que as pessoas tem que entender é que os semáforos não são instalados nas vias por acaso. É feito um estudo técnico antes e o objetivo do equipamento é o de garantir segurança para os usuários das vias bem como garantir o acesso democrático a todos.

Na realidade, os que se julgam "espertos", estão cometendo uma infração de trânsito passível de multa e de consignação de pontos na carteira de habilitação. Isto para ser formal na análise. De forma prática e direta, as pessoas que agem desta forma no trânsito não passam de imbecis travestidos de motoristas habilitados.

As autoridades competentes deveriam intensificar a fiscalização e punir exemplarmente quem comete estes atos. Quem age desta forma está provando que não é preparado para conviver em sociedade.

Como não existe uma forma de isolar o imbecil o poder constituído deve buscar educá-lo para que os membros da comunidade não corram perigo.

Já quem respeita o sinaleiro da avenida Brasil é decente e honesto e deve continuar agindo assim.

0 comentários:

Postar um comentário