segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

E o povo ó...

Ao que parece a crença em uma melhora nos indicadores econômicos para nosso país estão diminuindo. Em meados de dezembro do ano passado as expectativas do mercado financeiro para 2015 indicavam que a inflação deveria fechar em 6,50%, que os preços administrados atingiram um aumento de 7,48% e que o crescimento da economia seria de 0,69%.

Pois bem, as primeiras impressões das medidas tomadas e anunciadas pelo governo para a área econômica não causaram boas impressões e essas expectativas pioraram. Agora as expectativas do mercado para 2015 apontam que a inflação deve ficar em torno de 6,60%, que os preços administrados devem bater 8,00% de aumento e que o PIB crescerá somente 0,40%.

Essas mudanças nas expectativas indicam que as “primeiras maldades” por parte do governo federal são muito duras e as consequências podem ainda serem piores. Mantendo-se esse nível tão baixo de crescimento é muito provável que tenhamos uma redução do nível de ocupação, ou seja, aumento do desemprego.

É claro que estamos apenas no início do ano e que a nova equipe econômica poderá emplacar medidas para amenizar a situação que se desenha. Entretanto a coalização política que o governo formou não garantirá políticas econômicas inclusivas e que conduzam a economia para um crescimento sustentável, garantirá somente que as ideias que surgirem "das cabeças" do pessoal do Planalto sejam aprovadas sem o menor constrangimento.

E o povo... ah, e o povo...

0 comentários:

Postar um comentário