domingo, 1 de maio de 2016

Como já foi falado

A sociedade moderna vem, constantemente, revisitando episódios ocorridos no passado. As pessoas, individualmente ou em grupos, são useiras e vezeiras em reproduzir os atos de hipocrisias e de injustiças sociais que já se colocam de forma histórica na evolução da sociedade moderna.

A hipocrisia que devemos nos preocupar não diz respeito à cometida pelos cidadãos comuns, mas àquelas que são praticadas por grande parte dos agentes políticos que insistem em discursar que se preocupam com o povo, porém as suas práticas não recebem esta aderência. Muitos deles agem de forma impenitente e dissimulada, buscando se passar por pessoas corretas, como se tivessem sido passadas pelo prumo de Deus. Hipócritas.

Muitas das injustiças sociais também são geradas pela ação de parte dos agentes políticos. O desemprego, a violência e criminalidade, a poluição, os problemas com a saúde e a educação públicas bem como com a habitação são as principais formas de injustiças sociais que sempre preocuparam os serem humanos em todos os tempos. De forma clara a corrupção e a incompetência dos agentes políticos se caracterizam como sendo a principal causa de todas estas injustiças sociais.

Tais transgressões ocorrem em todas as esferas de governo e causam anomalias negativas que poderiam ser minimizadas. Sim, as injustiças sociais poderiam ser minimizadas, porém não evitadas, se todos os cidadãos tivessem uma consciência mais crítica e fizessem escolhas acertadas de seus representantes políticos. Não é preciso bradar para todos entenderem e concordarem que os eventos de corrupção e de má gestão dos recursos públicos causaram a maioria das injustiças sociais existentes no país.

De forma similar a gastança de dinheiro público nas esferas federal, estaduais e municipais causaram ou ainda irão causar transtornos para as pessoas. Lembrem que temos estados que não conseguem pagar sequer os salários de seus funcionários. E existem outros estados que estão indo para o mesmo caminho. De forma análoga muitos municípios já estão começando a sentir tais problemas, uma vez que não se preocuparam em desenvolver uma gestão fiscal responsável. Foi isto que aconteceu com os governos federal e de muitos estados: fizeram populismo fiscal e “arrebentaram” com o equilíbrio das contas públicas.

Tais fatos podem não ter sido provocados pelos atuais gestores, porém não agir no sentido de tentar uma reversão das tendências também arrolam os atuais gestores na vala comum dos omissos e dos responsáveis pelos problemas existentes ou pelos que se avizinham.

É incrível a existência de pessoas que não conseguem ou que não querem enxergar o caráter de muitos líderes políticos e as intenções por detrás de seus movimentos e discursos. Não precisamos consultar oráculos para ter a certeza de que a sociedade brasileira está despertando e compreendendo que ela pode mudar o curso da história e dos fatos recentes que perturbaram a tranquilidade de nossas vidas. Cada vez mais percebe-se que a capacidade de intervir e mudar a realidade posta é transcendental. Vamos mudar o governo federal mais uma vez e se precisar devemos mudar quantas vezes forem necessárias. Se o muro está torto temos que ter coragem para derrubá-lo e fazê-lo novamente.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir