terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O problema do século?

Muitas pessoas gostariam de morar em cidades que possuam uma boa infraestrutura urbana, com muitos equipamentos públicos, rede de ensino e de saúde de qualidade, boa segurança pública e, claro, muitas opções de lazer. Isto sem falar em um nível de renda e emprego elevado. Realmente um excelente sonho de consumo.

O que as pessoas têm que entender é que um município para ter essas qualidades não necessariamente precisa ser um grande centro urbano ou mesmo uma cidade de porte médio. É muito comum as pessoas desejarem que a sua cidade de residência tenha uma população maior. Isto nos arremete a discutir um tema que deve estar, também, na lista de preocupações das novas gestões municipais: o crescimento demográfico.

Não tem o menor sentido essas pessoas defenderem o crescimento populacional sem que este venha acompanhado da ampliação da rede de serviços públicos. Também tem que aumentar a geração de empregos formais e a renda média real do trabalhador. Na década de 2000 o Brasil apresentou um crescimento demográfico de 1,2% ao ano e no período de 2010 a 2016, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população aumentou 1,3% ao ano.

O estado do Paraná apresentou taxas próximas à media nacional, 0,9% ao ano na década de 2000 e 1,2% ao ano no período de 2010 a 2016. Já os municípios de Apucarana e de Arapongas vem apresentando taxas de crescimento superiores à média nacional. No caso de Apucarana a taxa de crescimento demográfico foi de 1,2% ao ano no período de 2000 a 2010 e de 1,4% ao ano no período de 2010 a 2016. Para Arapongas as taxas foram de 2,0% ao ano para ambos os períodos.

Este tema deve ser uma preocupação dos agentes políticos na elaboração das políticas públicas. Devem se preocupar com o crescimento populacional, sim. Ou aumentam a oferta de serviços públicos de saúde, educação, segurança, infraestrutura e atraem empresas para gerar emprego e renda ou efetuam campanhas de conscientização e de controle de natalidade.

Muitos podem pensar que isto não é função do poder público municipal. E se não for deles de quem será? As pessoas que vivem nestes municípios sentem os problemas do crescimento populacional. Não há moradias para todos. Não há emprego para todos que precisam. E se não bastasse isto as prefeituras possuem limites para aumentar a estrutura de serviços públicos, uma vez que não conseguem aumentar a arrecadação na intensidade necessária para garantir a manutenção ou melhoria da qualidade de vida da população.

Também devem considerar que estes são aspectos estruturais e que qualquer medida que for tomada agora demorará alguns anos para surtir efeito. Portanto já passou do momento de agir para tentar melhorar a qualidade de vida nesses municípios para as próximas décadas.

Da mesma forma é necessário considerar dois aspectos importantes que devem ser analisados em conjunto com o crescimento demográfico, que são: os processos de migração urbana e a transição demográfica. O primeiro trata de pessoas de outros municípios que migram para outras cidades em busca de melhor qualidade de vida criando uma armadilha social para todos. E a segunda diz respeito ao envelhecimento da população que reduz a força de trabalho aumentando o número de idosos que necessitam de serviços públicos especializados.

Como podemos constatar os desafios para melhorar a qualidade de vida de um município são muitos e as equipes técnicas das prefeituras devem se ocupar de tudo isto, bem como a sociedade deve cobrar dos agentes políticos maior empenho na busca de soluções para o problema e a melhoria da qualidade do gasto público. Isto para que possamos ter mais qualidade de vida em nossas cidades num futuro próximo.


0 comentários:

Postar um comentário