domingo, 14 de abril de 2019

A sombra da assombração

O governo federal continua sem apresentar propostas efetivas para melhorar a conjuntura econômica de curto prazo. Não há, pelo menos de forma pública, propostas para o combate à inflação, retomada do crescimento econômico e redução do desemprego descoladas da proposta de redução do déficit fiscal cuja principal proposta é a reforma da Previdência.

A inflação deu um salto no mês de março e fechou em 0,75% enquanto a mediana das expectativas do mercado apontava para 0,55%. É a maior alta da inflação para o mês de março desde o ano de 2015 e recentemente tivemos a divulgação do aumento do desemprego. O que se espera da discussão da reforma da Previdência proposta é de que ela será desidratada e não será aprovada nos termos esperados pela equipe econômica do governo. Com isto a economia para os próximos dez anos não será suficiente para garantir a condição de solvência da economia brasileira.

Com este cenário prospectivo tenebroso não se espera nenhuma melhora significativa no crescimento econômico. Não há sequer as expectativas de “espasmos” de crescimento e nem de “voos de galinha”.

E o pior de tudo é que muitas pessoas defendem a letargia do governo federal com relação as decisões econômicas alegando que “acabaram de assumir”, que “temos que dar mais tempo para o governo” e dizendo para “deixarem o homem trabalhar”. Esta última, inclusive foi o título do jingle da campanha presidencial de Lula nas eleições de 2006. Mas o Brasil está deixando o Presidente trabalhar. Ele ainda goza de prestígio e de uma enorme militância virtual que sobrepõem qualquer crítica que surja contra o governo. Mas até quando será que a militância virtual irá aguentar defender o governo?

As expectativas com relação à inflação é de que ela será um pouco maior neste ano, fechando em torno de 3,9%, e que se manterá nos níveis de 4% para os próximos três anos. A mesma tendência ocorre com as expectativas de crescimento do PIB: 1,97% para 2019 e 2,5% para os próximos três anos. O pior é que as expectativas sobre a Dívida Líquida do Setor Público são de aumentos significativos indicando que atingirá o equivalente a 60,9% do PIB no ano de 2022 contra os 56% atuais.

Se a equipe econômica do governo é liberal deve observar os ensinamentos do economista austríaco Friedrich August von Hayek que, em sua obra intitulada “Desemprego e Política Monetária”, apresenta o que os seus seguidores chamam de a “verdadeira teoria do desemprego”. Nela o autor afirma que o desemprego é causado por um viés do equilíbrio entre preços e salários e que o equilíbrio no mercado de trabalho somente pode existir num mercado livre quando o volume de dinheiro em poder do público é estável, podendo alterar somente a partir do crescimento real do PIB do país.

Pois bem, o desemprego está aumentando e a inflação está persistente. E o que o governo está fazendo para resolver este problema? Os militantes virtuais e reais podem elencar dezenas de coisas que foram feitas e decisões que foram tomadas, porém nenhuma delas dá solução para estes problemas. Se forem seguir os preceitos liberais estão fazendo o contrário. O volume médio de dinheiro em poder do público aumentou 6,4% nos primeiros meses de 2019 em relação ao mesmo período de 2018 e 4,3% comparados com a média dos dias úteis do ano passado inteiro.

Com estas ações a inflação persistirá e, segundo os próprios pensadores liberais hayekianos, o desemprego poderá aumentar num futuro próximo. Por enquanto estamos vendo somente a sombra, mas temos que cuidar para que não vejamos, novamente, a assombração de uma nova crise econômica.

0 comentários:

Postar um comentário