quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Voto inteligente

O resultado das eleições americanas influenciará as economias em todo o mundo. No caso brasileiro os impactos deverão ser basicamente nas relações comerciais por conta de questões ambientais e das relações comerciais dos americanos com os chineses. Já pelo lado da política monetária a expectativa é que os investimentos voltem para os países emergentes e favoreçam o fortalecimento das moedas destes países.

Mas para que isto ocorra é necessário que o cenário político interno esteja estável, caso contrário os investimentos não retornam. Nosso país tem vivenciado momentos de extrema tensão com relação ao cenário político, onde o presidente Bolsonaro continua criando polêmicas desnecessárias e causando incertezas no cenário interno e externo.

Além disto há incertezas acerca do equilíbrio nas contas públicas no médio prazo, pois as expectativas apontam que o resultado primário se manterá deficitário até o ano de 2024 e a dívida líquida do setor público deverá atingir o equivalente a 76% do PIB no mesmo ano, o que demonstra que o desequilíbrio fiscal iniciado no governo Dilma e aprofundado por conta da crise econômica causada pela pandemia comprometeu as finanças não só do governo atual, mas também as do próximo.

No meio deste cenário temos as finanças dos governos estaduais e municipais que dependem dos repasses federais. Com a crise fiscal do governo federal, a dificuldade de se manter as despesas dentro do teto de gastos e a necessidade de financiamento dos déficits fiscais o governo federal poderá ter dificuldades para manter transferências financeiras de auxílio para estados e municípios.

Se o discurso liberal da equipe econômica de Bolsonaro se mantiver e isto influenciar as decisões de política fiscal os estados e municípios passarão por um aprofundamento dos problemas fiscais nos próximos quatro anos e por isto é muito importante que os eleitores façam escolhas responsáveis agora em 2020 para gerir os municípios e para os estados e mesmo o governo federal, em 2022.

Com o quadro que está se desenhando para o curto prazo os municípios que não estão com dificuldades financeiras poderão começar a tê-las e os que já estão em crise terão os seus problemas agravados. Para amenizar a solução é escolher gestores competentes e responsáveis, mas este juízo é muito difícil de ser feito no calor das campanhas eleitorais.

Em todos os ambientes que dependem de escolhas políticas é comum os candidatos proporem o que não é possível de se executar e muitos que já estão no poder nem se preocupam em propor, se limitam a tentar convencer que as coisas estão boas e que não é momento de mudanças.

Mas o que todos devem ter clareza é que nos próximos anos teremos muitas dificuldades e a solução para um abrandamento é ter uma gestão fiscal eficiente, o que implica em mudar o foco das despesas de muitos estados e municípios.

Pode até ser que o governo federal resolva manter os auxílios financeiros para os outros entes federativos, mas o custo será muito alto para todos com inflação e juros elevados, baixo crescimento e manutenção do desemprego em níveis elevados. Com efeito o custo de vida poderá aumentar bem como o nível de pobreza e extrema pobreza.

As decisões dos gestores públicos não são fáceis. Possuem custos altíssimos, tanto políticos quanto sociais. Porém, o momento de decisão começa agora com as escolhas de vereadores e prefeitos que tenham competência e comprometimento com suas comunidades. O voto consciente é a solução que nos resta, portanto vamos tentar usá-lo com inteligência.

0 comentários:

Postar um comentário