quarta-feira, 17 de março de 2021

Os mais pobres sofrem mais com a inflação

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em sua Carta de Conjuntura, mais um dos indicadores IPEA. Trata-se do levantamento da inflação por faixa de renda para o mês de fevereiro de 2021. No indicador as famílias com renda média e alta tiveram o maior impacto inflacionário para o mês. Entretanto, no acumulado dos últimos doze meses as famílias com renda baixa e muito baixa continuam sofrendo mais com a inflação, foram 6,18% e 6,75%, respectivamente.\



Mesmo com uma reação do Banco Central em elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, as famílias mais pobres continuarão sofrendo mais, até porque com o aumento dos juros o nível de atividade tende a não aumentar (ou até a cair), mantendo (ou aumentando) o nível de desemprego de nossa economia.

O início do pagamento do auxílio emergencial não abrandará a deterioração social a que nossa sociedade está sendo submetida pelo fato de o valor ser baixo. O melhor auxílio que os brasileiros precisam é a retomada do nível de atividade da economia para aumentar a geração de emprego e renda. Mas isto parece estar longe de acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário