quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Semana “curta”

Mesmo em semana considerada “curta” por conta do feriado muitas coisas acontecerão na economia. Já circulam nos noticiários especulações acerca das divulgações da semana: ata do Copom e divulgação dos balanços dos bancos no Brasil e a possível decisão do Banco Central dos Estados Unidos em iniciar a retirada dos incentivos da economia, além da continuidade das tensões políticas internas e externas.

Quando os economistas e analistas elaboram as suas projeções eles consideram as expectativas acerca dos indicadores. Isto é matéria obrigatória nos cursos de macroeconomia: o estudo do papel das expectativas. Elas compõem praticamente todos os modelos econômicos de projeções e servem de subsídios para as decisões de política monetária, por parte do governo, e para a tomada de decisões das ações dos demais agentes econômicos. 

O que o Banco Central do Brasil (Bacen) divulga semanalmente é o resultado de uma coleta destas projeções que são feitas por bancos, gestores de recursos, empresas não-financeiras, consultorias, associações de classe e universidades, entre outras instituições com especialidade no acompanhamento da conjuntura econômica. Os dados coletados são tabulados e divulgados através de sua mediana, que nada mais é do que uma medida de tendência central. Quando temos o valor da mediana entendemos que metade dos dados está abaixo do valor mediano e a outra metade está acima.

Na divulgação das expectativas desta semana o relatório do Bacen apontou que a expectativa acerca da inflação para este ano está em 9,17%, o crescimento do PIB em 4,94%, a cotação do dólar em R$ 5,50, os juros a 9,25% e a dívida líquida do setor público em 60,30% do PIB. Mas estes são os valores medianos. Se formos mergulhar no conjunto dos dados coletados encontraremos expectativas mais otimistas e as mais pessimistas.

Estas expectativas mudam praticamente todos os dias a partir das tensões políticas internas que vivenciamos quase que diariamente e a partir de eventos econômicos e políticos que ocorrem no mundo todo. As expectativas mais pessimistas apontam para uma inflação para este ano de 9,87%, um crescimento do PIB em 4,49%, uma cotação do dólar em R$ 7,00, os juros a 9,75% e uma dívida líquida do setor público em 61,00% do PIB.

Outras divulgações na área econômica na semana tratarão de alterar estas expectativas, que sempre se ajustam aos eventos e ao final do ano convergem para os resultados que serão observados efetivamente. No Brasil além da divulgação da ata da última reunião do Copom e dos balanços dos bancos também teremos a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal do mês de setembro. Já no plano internacional teremos a divulgação da taxa de desemprego e das vendas no varejo na Zona do euro, dados do mercado de trabalho, decisões sobre os juros e dados sobre a folha de pagamento não-agrícola (payroll) nos Estados Unidos.

Para uma semana tida como “curta” muitos eventos econômicos estarão ocorrendo combinados com a divulgação dos resultados dos eventos anteriores. Mas os resultados para este ano muito pouco se alterarão para melhor uma vez que as ações de políticas monetária e fiscal para tentar ajustá-los não surtirão efeitos imediatos. 

Temos que cobrar da equipe econômica do governo ações efetivas, o que não está ocorrendo. E quanto mais eles se mantêm na inércia, mais se complicam as expectativas econômicas para os próximos anos. E como já foi dito: as expectativas se consolidam, ou seja, as coisas podem piorar nos próximos anos se o governo continuar na inércia e não “se mexer”.


0 comentários:

Postar um comentário