quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Recurso público: “que seja infinito enquanto dure”

Os recursos públicos são oriundos de arrecadação de impostos, taxas e contribuições, além da receita por prestação de serviços prestados pelo ente público para a sociedade. Também temos que considerar os recursos oriundos de empréstimos e financiamentos feitos para a administração pública. O grande objetivo da arrecadação por parte do setor público é o de financiar as suas atividades econômicas para cumprir com seus papéis constitucionais de executar políticas públicas.
Não tem mágica: a atividade pública tem um preço e alguém tem que pagar a conta.
Do lado dos gestores públicos são necessárias habilidades e competências que proporcionem a estimativa real da receita de um exercício e a previsão de todas as despesas necessárias para cumprir com as metas e objetivos prioritários, que são suas obrigações, bem como para dar conta dos compromissos assumidos com a sociedade em promessas de campanhas ou através de cobranças das forças populares.
Já pelo lado dos cidadãos beneficiários da atividade pública temos que as expectativas e as necessidades são, sempre, muito maiores do que a capacidade de atendimento do setor público.
Temos desta forma, que os recursos públicos são escassos e as necessidades da população são ilimitadas. Estabelece-se, assim, uma dicotomia de difícil solução.
Como equilibrar esta equação? Não é tarefa fácil, não. Diversas medidas devem ser providenciadas tanto pelos gestores públicos quanto pelos cidadãos, porém tudo passa pelos princípios da eficiência, eficácia, efetividade, motivação e da razoabilidade na efetivação da despesa pública, que deve ser cumprida pelos gestores e exigida e fiscalizada pela sociedade. A falta de recursos públicos não é causada somente pela corrupção e pelo desvio de recursos públicos, embora as notícias recentes nos induzam a deduzir isto.
Outro elemento que temos que considerar é o mau uso do dinheiro público, o desperdício, a utilização em ações não prioritárias, muitas vezes para atender o ego do gestor de deixar a sua “marca” na passagem pela gestão. E a grande culpada é a própria sociedade quando se abstém de exigir e de fiscalizar a adequada e eficiente aplicação dos recursos públicos.
Falar que essa é função somente do legislativo e deixar por conta deles é, no mínimo, inocência ou inconsequência porque não é possível acreditar que o legislativo exerce plenamente a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, pois se isto ocorresse de fato não teríamos tantas notícias de corrupção e de mau uso de recursos públicos.
O que é certo é que os recursos públicos tem que ser mais bem aplicados, de tal forma que, parafraseando Vinícius de Moraes, “seja infinito enquanto dure”. É fácil identificar o mau uso do dinheiro público, basta observar.

0 comentários:

Postar um comentário