sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

IPCA fecha 2014 abaixo do teto da meta, mas...

O IBGE divulgou nesta sexta-feira o resultado apurado pelo IPCA em dezembro e, consequentemente, o resultado acumulado no ano de 2014. Em dezembro a inflação medida pelo IPCA ficou em 0,78% e fechou o ano em 6,41%. 

Não ultrapassou o teto da meta, mas chegou perto. Os analistas do mercado financeiro indicava uma expectativa acumulada de 6,39%. Portanto acertaram.

Para os defensores da política econômica do governo federal o fato da inflação não ter ultrapassado o teto da meta pode parecer um motivo para comemorar, mas não podemos concordar com isto: a inflação ficou alta em 2014 e a expectativa é de que em 2015 ela seja ainda maior, algo em torno de 6,56%. Pelo menos esta é a expectativa mantendo-se os atuais indicadores de política econômica. É claro que se a equipe econômica da presidente Dilma puder e fizer o dever de casa esses indicadores podem melhorar um pouco. Digo um pouco porque o esforço para trazer a inflação para o centro da meta já em 2015 seria muito grande e teríamos como consequências um aumento do desemprego e a estagnação da economia.

Realmente não há o que comemorar. Resta torcer para que a população não sofra muito com as medidas que já foram tomadas e com as que ainda estão por vir.

0 comentários:

Postar um comentário