sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Alimentação e bebidas são os vilões da inflação em 2014


O grupo de alimentação e bebidas vem sendo o grande vilão do aumento da inflação nos anos de 2013 e de 2014 quando tiveram um impacto de 2,03% e 1,97% índice geral do IPCA, respectivamente.

É claro que o trabalhador assalariado já tem conhecimento disto, pois cada vez que vai aos supermercados, açougues e quitandas voltam com menos produtos.

O gráfico abaixo mostra o impacto de todos os grupos na formação da índice geral do IPCA nos últimos dois anos.


Na variação absoluta dos grupos o de alimentação e bebidas teve uma aumento dos preços na ordem de 8,48% em 2013 e de 8,03% em 2014. No ano passado outros grupos tiveram evolução absoluta maior do que o de alimentação e bebidas, entretanto o peso deste grupo na formação do índice geral faz com que os grandes vilões da inflação nos dois últimos anos sejam os alimentos e as bebidas.

Resta lembrar que o salário mínimo foi reajustado em 6,8% em 2014 e em 7,5% para 2015. Com isso verifica-se que o aumento do salário mínimo foi inferior ao impacto dos preços do alimentos e bebidas no período. 

Com efeito temos que os trabalhadores deverão comprar menos alimentos para suas famílias ou terão que sacrificar outras despesas de sua unidade familiar. Infelizmente que vai "pagar o pato" por conta da irresponsabilidade na condução da economia nos últimos anos serão os trabalhadores assalariados.

Mas pode ficar pior dependendo das medidas que o governo adotar.

0 comentários:

Postar um comentário