quarta-feira, 30 de maio de 2018

A vitória dos trabalhadores

O governo federal cedeu e aceitou as reivindicações da categoria do setor de transportes. É claro que o governo demorou a dar uma resposta efetiva e eficiente para a paralisação. Até passou a impressão de desdém com o movimento, mas teve que se curvar diante da força do movimento dos motoristas. Todas as demandas iniciais do movimento foram aceitas, portanto não haveriam mais razões para a manutenção da paralisação.

Houve o compromisso de redução de R$ 0,46 por litro de diesel na refinaria. Tal desconto resulta da redução das alíquotas do PIS/COFINS e da CIDE. Tal desconto irá perdurar por 60 dias quando os reajustes passarão a ser mensais para garantir a previsibilidade dos custos e preços dos fretes.

Também foi garantida a isenção da cobrança de pedágio para eixos suspensos dos caminhões que passarem vazios pelas cancelas, a reserva de 30% dos fretes da Conab para caminhoneiros autônomos e será estabelecida uma tabela com valores mínimos para os fretes.

Realmente o movimento se coroou de êxito. Agora é o momento de fazer a contrapartida que é encerrar as paralisações e permitir que a vida dos brasileiros volte à normalidade. Parabéns aos motoristas.

Entretanto há alguns focos de resistência alegando que teriam mais reivindicações a serem atendidas. Oras bolas, o governo já recebeu as que foram apresentadas no momento da negociação e as acataram. Não é possível se incluir novas reivindicações depois de fechados os acordos. Mas é certo que as principais já foram atendidas. As novas reivindicações ficam para a próxima negociação. 


0 comentários:

Postar um comentário