domingo, 15 de dezembro de 2019

Ilusões a prazo


É inegável que a economia brasileira está retomando o crescimento econômico. De forma tímida, mas está. Basta analisar os principais indicadores econômicos que se chega facilmente nesta conclusão. Os opositores do governo irão pregar que está tudo muito ruim e que pode piorar para sugerirem uma convulsão social. Um levante contra o liberalismo do governo.

Os mais céticos irão dizer que é cedo para comemorar, pois ainda há muito a recuperar após a crise financeira global da década passada. Já os governistas, os militantes bolsonaristas, asseclas e apaniguados irão afirmar que está tudo ótimo e isto só está acontecendo por causa das ações enérgicas do presidente da República.

A inflação fechará o ano bem abaixo da meta. A expectativa é que o IPCA acumule uma inflação de 3,8%, em 2019. O Banco Central divulgou nesta sexta-feira o resultado de outubro do IBC-Br, que é um indicador que tem o objetivo de trazer uma prévia da atividade econômica. Para o mês de outubro o indicador demonstrou que a atividade econômica de outubro de 2019 cresceu 0,17% em relação a setembro. O acumulado em 12 meses ficou em 0,96%, sendo que o acumulado de janeiro a outubro deste ano ficou em 0,95%. Com isto, fica reforçada a expectativa de crescimento da economia brasileira em torno de 1,1% no ano.

Ruim para uns, pouco para outros e suficiente para os governistas. É claro que o crescimento indicado é baixo se considerarmos que já tivemos crescimento anual de 7,5%. Mas também temos que considerar as crises vivenciadas nos últimos anos que colocaram nossa economia “na lona”. Além da crise financeira global tivemos uma forte crise política que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, déficits fiscais recorrentes e aumento do endividamento do setor público.

Mas a economia está retomando os rumos do crescimento. O governo Temer iniciou com algumas reformas necessárias e o governo Bolsonaro está implementando outras. Ainda tem muito a ser recuperado, mas é um começo. Rompeu-se com o ciclo recessivo e tenta-se iniciar um período próspero.

De acordo com o Banco Central do Brasil, o resultado do desempenho da economia poderia ser maior, mas foi afetado pelo choque da crise argentina, pelo choque global e também estão considerando o choque causado pela tragédia de Brumadinho. Estes eventos devem ter puxado o PIB de 2019 para baixo em cerca de 0,68 ponto percentual. Sem eles o crescimento poderia ser em torno de 1,8%.

A geração de emprego também está retomando. Muito timidamente, mas está ressurgindo. Dados indicam que, de janeiro a outubro deste ano, foram criados cerca de 841 mil novos postos de trabalho. É pouco se comparados aos números de antes do furacão Dilma. Em 2011 o país gerou 1,96 milhão de novos empregos. Em 2012 foram 1,3 milhão e de lá para cá, os empregos foram caindo, chegando a ficarem negativos.

Ainda temos que esperar o desfecho da guerra comercial entre China e Estados Unidos. Parece que estão convergindo para acordos comerciais e com isto a economia brasileira poderá ser afetada negativamente. Mas isto nossos políticos não comentam.

Em 2020 teremos eleições e além dos cofres públicos terem que financiar as campanhas dos candidatos com um gasto bilionário ainda teremos que ouvir todos eles vendendo ilusões a prazo. Vai ser a mesma toada de outros anos eleitorais, ou seja, todos os candidatos irão afirmar que se eleitos a situação irá melhorar. Mas é só retórica. Quando se elegem esquecem as promessas e os eleitores esquecem de cobrar o cumprimento das promessas. Depois começa outro fluxo circular da vida cotidiana. Até quando iremos comprar ilusões?

0 comentários:

Postar um comentário