domingo, 19 de maio de 2019

Barco dos tolos

Parece difícil acreditar no que está acontecendo em nosso país. Nossa sociedade continua polarizada e defendendo, de forma extremada, pontos de vistas políticos totalmente antagônicos. Isto pode até ser considerado normal e sendo parte de um processo democrático se não estivéssemos presenciando a intolerância extremada.

Basta fazer um comentário ou uma crítica, mesmo que construtiva, sobre as decisões e ações do governo federal que já começam os ataques absurdos de militantes, na maioria das vezes virtuais, defendendo as posições do presidente e atacando impiedosamente quem efetuar qualquer tipo de comentário sobre a real situação econômica e social de nosso país.

Como na poesia de Fernando Pessoa, “navegar é preciso”. Por isto temos que exercitar a virtude da tolerância e tentar debater, com serenidade, as questões nevrálgicas que assolam o nosso país. Assim, podemos usar a frase atribuída a William Shakespeare: “quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem”.

Pois bem, o mar não está calmo. Os ânimos estão acirrados e uma boa parte da população brasileira está utilizando uma espécie de “venda de olho”, ou seja, não estão querendo enxergar a realidade atual. Temos, infiltrados nos polos de debates políticos, pessoas com pensamentos similares a neonazistas e neocomunistas se engalfinhando para defender suas posições extremistas. Mais uma vez temos que lembrar do discípulo do filósofo grego Platão (aluno mais destacado de Sócrates), Aristóteles. Segundo ele, a virtude é o meio, o equilíbrio entre o excesso e a falta. Em outras palavras: o equilíbrio está no meio.

Como dizia o poeta: “navegar é preciso, viver não é preciso”. Portanto, precisamos discutir os problemas existentes e efetuar a crítica sobre a inércia do governo federal. Daí vem o pessoal do “mimimi” atacando e dizendo que o governo começou há pouco mais de quatro meses e que não deu tempo de fazer nada para melhorar. Mas, como podemos ver o governo está conseguindo fazer algumas coisas para piorar.

Em novembro de 2018, neste mesmo espaço, foi comentado sobre a “agenda dos eleitos”. Na oportunidade se afirmou que os eleitos deveriam estruturar seus mandatos. Porém, o que tudo indica é que isto ainda não foi feito. Qual é o projeto que o governo federal tem para o país? Isto ainda não está claro. Qual o projeto que o governo federal tem para a educação pública? Até agora não apresentaram nada de concreto.

Quando falamos da agenda dos eleitos nada mais fizemos do que elencar as primeiras preocupações que a equipe que governará o país pelos próximos quatro anos deveria priorizar. A principal é efetuar o ajuste fiscal necessário para equilibrar as contas públicas, revertendo o crescimento da dívida pública e eliminando o déficit primário persistente. Uma tarefa hercúlea.

Outras tarefas importantes seriam a definição sobre o subsídio do diesel, a tomada de medidas para cumprimento do “teto dos gastos”, a definição de nova regra para reajuste do salário mínimo e o enfrentamento da pressão por reajustes salariais do funcionalismo público federal. “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”.

Se a sociedade brasileira não começar a cobrar o debate sério e pontual das questões econômicas e sociais relevantes, deixando de discutir questões periféricas, os problemas conjunturais se tornarão problemas estruturais. Como disse o poeta: “viver não é necessário; o que é necessário é criar”. Se não criarmos e fomentarmos o debate saudável das questões aqui elencadas, continuaremos fazendo o “jogo” que nossos políticos querem que façamos. Continuaremos navegando. Porém, estaremos navegando no barco dos tolos.

0 comentários:

Postar um comentário